sexta-feira, 14 de junho de 2013

A BUSCA DA IDENTIDADE



A BUSCA DA IDENTIDADE

 

Os jovens dão vazão à sua vitalidade natural.

De acordo com os estudos de Maurício Knobel - psicanalista argentino -, os padrões de comportamento na conduta caótica e contraditória do adolescente passam por fases místicas e fases de absoluto ateísmo. Assim, os jovens tentam achar soluções para a angústia que sentem ao buscar identificações positivas.

Analisando estes estudos, percebo que o nosso jovem vivencia sentimentos de medo, frustações, ódio e revolta. E se estes momentos de crise “solitária” o levam às mudanças positivas, aumentando a sua consciência, despertando a sua potencialidade interna e levando-o a compreender que a dor e o sofrimento são necessários, então acredito que toda esta reflexão só poderá fazê-lo buscar uma vida melhor e mais saudável. Para Maurício Knobel, é justamente neste momento que o jovem procura a sua identidade, seja ela religiosa ou ideológica.

O jovem está sempre esbarrando em algum problema existencial. E este fato o aflige, obrigando-o a pensar sobre a questão que o incomoda. Assim, penso que é nesta hora crucial, mas mágica e transformadora, que ele se liberta de suas aflições, incertezas e inseguranças. Ao se posicionar ideologicamente, o que lhe é bastante confuso, está buscando uma identidade. Está preocupado com o futuro e imagina mil reformas para o mundo no qual ele vive. Até passa por sua cabeça salvar a humanidade. Por isso, começa a escrever contos, versos, diários, e se dedica a atividades artísticas.

Enquanto preparava este livro, tive acesso a vários escritos de alguns jovens, que me concederam a honra de lê-los. Muitos deles são confidenciais, trancados a sete chaves, apenas um rascunho daquilo que lhes é sagrado, memórias íntimas. Constatei, através de diários, principalmente, que o nosso jovem sabe bem o que não quer ser, contudo está extremamente confuso com o que ele quer fazer de si mesmo. Diante do fato que logo terá uma identidade adulta, ele se refugia no seu mundo interior, como se procurasse insistentemente aquela criança que já foi um dia.

Positivamente, eles têm medo de crescer e isto os assusta, como se fosse um bicho de sete cabeças. São tantas as dúvidas e as incertezas... Há um turbilhão delas! Além de se preocuparem com esta questão, ainda bordam as preocupações com princípios éticos, filosóficos e sociais. Isto é uma característica do adolescente; esta necessidade de intelectualizar-se e fantasiar. São manifestações típicas nesta fase, segundo pesquisas.

Preocupa-me o fato de que o jovem ao buscar sua identidade dominante e positiva, significativa, ele apresente flutuações de identidade bastante exageradas no que tange à maturidade, bondade e afetividade.

Lendo e relendo os escritos que me foram confiados, constato uma grande distância da jovem que fui com o jovem de hoje. Considero que os tempos mudaram mesmo e por isso sinto a necessidade de compreender, cada vez mais, esta juventude!

 

#######

Nenhum comentário:

Postar um comentário