sexta-feira, 21 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DE JOVENS ADOLESCENTES - TOMO I


DEPOIMENTOS DE JOVENS ADOLESCENTES – TOMO I


O que rola na cabeça desta moçada bacana? O que os jovens pensam a respeito de sua adolescência? Estão curtindo tudo numa boa? Quais serão as dúvidas que mais rondam os seus pensamentos? Suas satisfações são maiores que seus conflitos? Como encaram a família? E os amigos? Viver com a turma, a tal tribo, é mais legal? O que pensam a respeito de sexo e drogas?

Durante minhas pesquisas, inicialmente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), acabei intrigada com estas questões e senti vontade de buscar as respostas na própria fonte. Por isso, quando tive acesso aos seus diários, solicitei a alguns destes jovens que escrevessem sobre o que eles consideram de maior importância para a sua juventude. Que abordassem os temas primordiais sobre os quais sentem a necessidade de saberem mais a respeito. Qual não foi a minha surpresa ao constatar as suas preocupações. Algumas delas me levaram a repensar a minha juventude. Quando adolescente, eu tinha as mesmas incubações, e de lá para cá elas continuam as mesmas para estes jovens. Porém, outras preocupações já são bem mais contemporâneas, estão para o tempo real, óbvio!

Pedi-lhes a permissão para publicar neste livro os seus escritos, o que me foi autorizado. A seguir, o que alguns deles escreveram:

# GAROTA (11 anos) / Belo Horizonte (MG)

·         Vontade de beijar: “Quando somos novas, ou não temos namorado, ainda, dá mesmo uma vontade louca de beijar... Também, quando assistimos novelas, filmes, dá vontade, viu? Quando olhamos um garoto bonito, dá vontade de beijá-lo, assim... Sem mais nem menos!”

·         Algum problema com o seu corpo?: “Nós temos a maior preocupação com o nosso corpo, claro. Se estamos gorda demais, meio magra... Se o vestido está curto, ou se colocamos uma mini-blusa e o sutiã aparece... Coisas assim.”

·         Sexo com 11 anos: “Eu acho que as meninas que estão com 11 anos ainda não pensam em sexo. Só o lance de ficar mesmo... Beijo e tal.”

 

# GAROTA (14 anos) / Belo Horizonte (MG)

·         Vaidades: “Toda garota sonha em ser simplesmente o “máximo”. Quer ser linda e charmosa. Queremos ter amigas morrendo de inveja do nosso sucesso junto aos garotos pretendentes. Queremos nos sentir irresistíveis...”

·         O primeiro namorado: “Ele deve ser como a gente imagina: maravilhoso, amigo, companheiro, engraçado, inteligente. Sonhamos mesmo é com um “príncipe encantado”, um menino super apaixonado, para que todas as amigas “babem”, e isso faz com que a gente se sinta bem.”

·         A primeira transa: “Quando a gente vê cenas quentes nos filmes, novelas, imaginamos quando é que iremos iniciar essa experiência chamada sexo. Sonhamos com um cara lindíssimo nos levando às nuvens...”

·         Paixão platônica: “Às vezes, a gente acha que nunca vai acontecer com a gente. Mas, de repente, apaixonamos perdidamente pelo professor de Matemática, ou aquele ator famoso. Ou até mesmo pelo namorado de uma amiga... Infelizmente, a paixão nem sempre é correspondida, e sofremos um pouco. Depois, a gente esquece.”

 

# GAROTA (16 anos) / São Paulo (SP)

·         As amizades: “Amigos para os quais contamos tudo e aprontamos de tudo juntos. É meio que um por todos e todos por um. Os amigos são para as horas tristes e alegres...”

·         A família: “Há alguns desacordos com os pais, principalmente quando nos proíbem. Dá uma vontade de fazer tudo o que é proibido, por pura birra e para provar que nada é proibido se caso a gente tomar todo o cuidado possível. A cabeça dos pais é diferente da dos filhos. Dá vontade de já ter logo 18 anos...”

·         Vontades: “Viver intensamente. Aproveitar do bom e do melhor, mas a gente não pode. Êta problemão! Vontade de sair sempre com a galera, de trocar ideias e estar sempre com alguém. Namorar, aprender coisas novas e sempre poder realizar os nossos sonhos.”

·         Bebidas, drogas, cigarros: “Vivo escutando que é só para experimentar. Só que todo dia isto acontece. Aí começa. Também acho que é só para aparecer. Besteira! Mas a maioria não dispensa. As companhias também influenciam muito, assim como o ambiente e a própria vontade de experimentar.”

 

# GAROTO (13 anos) / São Paulo (SP)

·         Adolescência: “Eu acho que a adolescência é isso que estou passando na vida. É a chatice dos meus pais e dos pais de muitos colegas da escola. A gente não é mais criança, mas eles não enxergam isto. A gente não pode fazer nada, porque está errado. Eu gosto de estudar, mas também quero me divertir. Os garotos da minha idade já querem namorar. Eu ainda não namoro, só paquero de longe. Eu preciso conversar com meu pai. Ele é chato, mas é legal.

Eu não gosto muito que fiquem pegando no meu pé. Tem garotas que gostam de grudar na gente, e isso eu acho muito chato. Eu adoro jogar videogame com os amigos, e sozinho também. Penso em escrever um livro. Vou ser um escritor. E quanto à adolescência é ter paciência. Um dia, vou virar adulto e vou rir, lembrando-me do quanto eu fui um aborrecente para meus pais.”

 

# GAROTO (17 anos) / Belo Horizonte (MG)

·         Adolescência: Eu sou um adolescente legal. Gosto de ser jovem. A vida está indo “de boa”! É claro que a gente tem mil problemas, mas dá para segurar as pontas. Já tive muitas namoradas e transei a primeira vez com 14 anos de idade. E foi muito bom. Tenho amigos que ainda não fizeram sexo. Nunca tive e não tenho este lance de ficar fervendo a cabeça por conta de alguma coisa. Vou levando tudo conforme me vem. E só ganho coisas boas. Acho que é por isso que sou um cara feliz. Tem uns adolescentes que encanam muito. Esta fase da vida depende muito de como a gente a encara. Não tem muito mistério, mas os adultos acham que tem. Os jovens devem pensar que a adolescência é o período melhor de nossas vidas. Temos de aproveitar a vida, a nossa juventude, sem tantos pontos de interrogação na cabeça. As drogas? Como diz na propaganda, “tô fora”. Valeu!”

 

O testemunho destes cinco jovens que escolhi para publicar, em meio a tantos outros, reflete bem o que cada um deles pensa a respeito de sua juventude. De acordo com a idade de cada um, constatei que suas preocupações são as mesmas, e os pensamentos seguem uma mesma linha de conduta. Percebi também que muitos deles têm fantasias para com as relações amorosas. De acordo com pesquisas, elas são naturais e saudáveis e fazem parte da iniciação dos jovens. Já alguns, se sentem sozinhos e carentes. Eles pensam que terão dificuldades em atrair alguém. Ainda não sabem como lidar com esta questão. Outros, escreveram que andar em tribos é uma maneira de se sentirem mais seguros, na rua principalmente. De fato, estar em turma é mais divertido, por isso vivem muitas aventuras juntos. Até mesmo as aventuras amorosas são compartilhadas.

 

Os nossos jovens, praticamente, têm as mesmas indagações e os mesmos conflitos perante à vida.

A partir destes depoimentos que solicitei a vários jovens, somados aos artigos de jornais e revistas que retratam esta nova geração, muitos adolescentes são parecidos uns com os outros, uma característica nata entre eles. Mas, a bem da verdade, há jovens que são extremamente conturbados e não sabem o perigo em que se metem. Falta-lhes atenção, carinho e, sobretudo, um aconselhamento por parte dos pais, e mesmo dos educadores. Estão tão perdidos que mal se dão conta de que eles próprios também não se ajudam, a ponto de afundarem cada vez mais num poço, muitas vezes sem volta. E não encontram ninguém que lhes diga que existe, sim, uma saída!

 
#######

2 comentários:

  1. Muito bacana a iniciativa, Bebete. Gostei bastante, com toda certeza vou amar ler este livro.
    Realmente a adolescencia essa fazer com a qual eu também estou lidando agora, é muiiiiiito complicada.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Séfora! Um dia, você terá, sim, este "livro" em suas mãos adolescentes...
    Obrigada por acompanhar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir