sábado, 31 de agosto de 2013

AFINAL, QUEM SÃO OS ADOLESCENTES?


AFINAL, QUEM SÃO OS ADOLESCENTES?

 

Dizem, por aí, que eles são irreverentes, inconvenientes, mal-apessoados, mal-agradecidos, aborrecentes... Vivem boa parte do tempo ligados à Internet, dependurados ao telefone, gostam de chamar a atenção, têm problemas com os estudos, têm gosto musical diferente das pessoas “normais”, se vestem de uma maneira singular, para mostrar sua rebeldia, revelam surpreendentes traços de sua personalidade, são “animais”, zoam sem limites, levam um ritmo de vida diferente, usam drogas, são alienados, são desobedientes, são totalmente inconsequentes, são absolutamente adolescentes, aborrecentes, rebeldes, que piram a cabeça dos mais velhos com toda a sua loucura...

O adolescente está sempre desejando alguma coisa nova, e jamais está satisfeito com o que tem ou ganha. Ele quer tudo, o mais novo possível: celular, computador, skate, videogame, patins, guitarra, bateria, bicicleta, moto, e sabe lá mais o que! Os “Teens”, como são chamados os jovens com idade entre 13 a 19 anos, agem da mesma forma quando andam em turma. Têm os mesmos gostos, curtem o mesmo tipo de música, gostam dos mesmos lugares e adoram os sanduíches de dois andares, além de pizza, pipoca e salgadinhos empacotados.

Os também chamados “pentelhos” detestam verduras e legumes, a não ser os que aderem à moda saudável do naturalismo. E ainda por cima são exigentes demais, estão sempre desejando impressionar.

Eles gostam de usar camisetas com estampas das mais diversas, às vezes do tipo bem radical, ou então com um monte de escritos tipo baboseira pura, apenas para barbarizar com a própria galera ou com os adultos.

Uns usam aparelho nos dentes, e toda semana mudam a cor das borrachinhas, outros, óculos. Possuem diários secretíssimos e curtem ouvir um som, quando a aula está super chata. E têm as agendas gordas de tanto “hen-hen-hen”.

Muitos jovens, por qualquer vacilo com a turma, acabam pagando o maior “mico”. E quando não admitem seus erros não dão o braço a torcer, e alegam um ataque de amnésia, ou então de “bobeira” mesmo. Eles detestam a palavra “proibição” – ela está definitivamente abolida de seu dicionário – mas são sempre flagrados fazendo besteira. Uns, menos avisados, mexem com fogo e acabam provocando um incêndio. Eles gostam de privacidade total, e acham que o melhor lugar para se ler uma revista é o banheiro.

Os adolescentes sentem um verdadeiro horror quando “chamam o Juca” pela primeira vez, mas sempre esquecem o fatídico primeiro porre, e acabam chamando o tal do Juca tantas vezes quanto forem necessárias, até que aprendam a beber “socialmente”. Estão, também, à procura de algo, que nem sempre sabem a respeito, não sabem identificar o que necessariamente procuram.

Uns gostam de dormir, só para ficar sonhando. Afinal, o adolescente é um eterno sonhador!

De vem em quando, engessam um braço ou uma perna, quando não engessam os dois ao mesmo tempo. São traquinas demais...

São românticos e gostam de curtir shows de megastar do Rock ao vivo, nos grandes estádios, de preferência espremidos no gramado, porque a galera é quente e aconchegante, quanto mais espremidos melhor.

A maioria dos jovens acredita que tem talento para as artes: teatro, música, fotografia, literatura...

Os jovens adoram desafios para superar seus próprios limites, e querem mais é a sensação de liberdade, de correr grandes perigos, pois a eles é dado o ímpeto próprio. Fazem tatuagens pelo corpo, e, quando adultos, irão se arrepender amargamente. Será?

As meninas não vêm a hora de começar a depilar axilas, virilha e pernas. Os meninos, fazer a barba. Alguns de aventuram e acabam se cortando, mas a cicatriz da imprudência já lhes é um grande troféu. Questionam e questionam, e acabam enlouquecendo a si mesmos e a todos à sua volta.

Estes são os nossos adolescentes! E cada um deles irá adquirir a condição de um verdadeiro adulto depois dos vinte anos de idade, quando sua maturidade física for completada pelo equilíbrio psicológico e uma integração social satisfatórios. E só então a palavra “aborrecente” deverá sumir de vez de suas vidas!

 

#######