sexta-feira, 28 de junho de 2013

COMPORTAMENTO


COMPORTAMENTO

 

“Os jovens preferem andar em turmas, pois desta maneira eles também buscam novas figuras de identificação.”

Voltando aos estudos de Anna Freud, o adolescente, quando criança, é comportado, educado, obediente e possui bons hábitos alimentares. Já o retrato do adolescente, ela o mostra: curioso, faminto, egoísta e desrespeitoso.

Assim, pensando os predicativos aqui rotulados, e comparando-os, podemos notar que há uma transformação radical. E em meio a todo este conflito, causado pela profunda mudança que acontece no corpo e no espírito do jovem, ele estará à procura de sua própria identidade. Por isso, em grupo, ele encontra apoio, segurança e a estima pessoal de que necessita.

Quando os jovens aceitam seus padrões, modo de vestir, de falar, uma nova identidade surge a partir de então. Estes modelos acrescentam-lhe uma imagem sobre a qual eles irão se firmar por um bom tempo. Através dela, eles se sentirão mais confortáveis para lidar melhor com seus conflitos nesta fase de modificações extremas.

A juventude está mesmo perdida em meio a tantas exigências que lhe são impostas, e tantos apelos que vão em contrapartida à nossa sociedade, que reprime, controla e vigia o jovem, muitas vezes desprovida de diálogos. Assim, os psicólogos analisam, admitindo que a nossa sociedade finge novos padrões, mas com certeza está mesmo é firmando tendências do passado.

Ainda hoje, a lamentar, existem alguns jovens que se comportam como verdadeiros “animais”, que me perdoem a expressão. Não dá para tapar o sol com a peneira. As revistas semanais e mesmo os programas de reportagem da TV estão sempre divulgando este comportamento débil de jovens que não se prezam, que não amam a vida, a ponto de torna-la um verdadeiro inferno, para eles próprios e para seus pais. Muitas vezes, influenciados por modismos falsos, eles se decepcionam. Seus pais, sim, são sofredores e devem viver se culpando, procurando o erro da educação que transmitiram para seus filhos. Falharam? Não podemos julgá-los. Nem sempre a educação vence os apelos do meio no qual estes jovens se envolvem.

Contudo, percebo, até com grande alívio, que a maioria de nossos jovens, desta nova geração, está se comportando dentro dos limites. Eles levam uma vida saudável, cultuando o corpo nas academias e aprimorando a mente. Jovens que se destacam nos estudos, porque pensam ter, no futuro, uma carreira brilhante. Têm interesse pela cultura e avançam em direção a ela, ávidos de informações e desempenho.
#######