sexta-feira, 24 de maio de 2013

MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO


MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO

 

Durante o período da adolescência, as atitudes e os valores sofrem uma reviravolta, uma mudança repentina. Mas a mudança anatômica e fisiológica é o principal foco da transformação que acontece no corpo do jovem.

Por volta dos 12 anos, a hipófise (glândula que se localiza na base do cérebro) sofre um “despertar” e começa a estimular os testículos, para a produção da testosterona (hormônio sexual masculino), e os ovários, para a produção do estrógeno (hormônio sexual feminino). Estes hormônios, uma vez em ação, darão início às alterações anatômicas, responsáveis pelas diferenças entre os sexos.

Em frente ao espelho, o adolescente percebe as mudanças que ocorrem em seu corpo, as chamadas características sexuais secundárias, onde os órgãos genitais se desenvolvem acentuadamente, indicando os atributos físicos, diferenciadores do corpo do homem e da mulher.

Os contornos do corpo vão mudando em ritmo gradual:

# Na menina: Por volta dos 11, 12 anos, os seios começam a se desenvolver; a auréola escurece e já despontam os mamilos. A cintura afina-se, a bacia fica mais larga, as nádegas e coxas ficam roliças e torneadas.

# No menino: Por volta dos 13 anos, o timbre da voz ora soa grave, ora emite o som agudo. Braços e pernas se alongam, os ombros ficam largos. O pênis e os testículos aumentam de tamanho. Aparecem discretos pelos no rosto. E o pomo-de-adão (laringe mais volumosa e saliente devido ao hormônio), também conhecido como “gogó”, geralmente aparece aos 15 anos de idade.

Estas modificações determinam, ente outros efeitos, um aumento da deposição de gordura sob a pele. O corpo da menina adquire contornos arredondados, e os meninos apresentam, por pouco tempo, um período de “engorda”, com deposição de gordura nos quadris e ao redor dos mamilos. E ainda, em ambos os sexos, nascem os pelos axilares e púbicos.

O aumento brusco da estatura no começo da adolescência é conhecido como “estirão”; o mesmo que espichar-se. E é ele quem determina também o início da puberdade, na qual ocorre o amadurecimento sexual.

Segundo pesquisas, o crescimento, nas meninas, se completa aos 14 anos de idade. Já os meninos só chegam à estatura definitiva aos 16 anos.

Durante toda esta fase, o adolescente, cuja imagem demora para ficar pronta, não tem noção exata do espaço que ele ocupa. Por isso, às vezes, desajeitados, vivem tropeçando e se esbarrando nas coisas que estão à sua volta.

O adolescente sente necessidade de reconhecer a si mesmo neste período de mudança e transformação. Está sempre se olhando no espelho, para notar as suas mudanças: os pelos que crescem, o nariz que está maior, os ombros que se curvam, a pele que está oleosa. É neste momento que a vaidade aparece, pois ele vai começar a se preocupar com sua forma física, sua aparência. E diante deste processo natural de crescimento o jovem terá de adaptar-se ao seu novo corpo.

Geralmente, ocorrem contradições. Ao mesmo tempo em que ele se sente alegre em verificar os sinais de sua sexualidade, também sente vergonha de demonstrá-los. Isto leva o jovem a sofrer um pouco. Ele se sente tímido e inseguro, e muitas vezes rebelde, pois crê na rejeição, devido a estas transformações, principalmente quando surge o interesse pelo sexo oposto.

 

#######