sexta-feira, 3 de maio de 2013

UMA ERUPÇÃO VULCÂNICA


UMA ERUPÇÃO VULCÂNICA

 

Normalmente, aparece na menina aos 11 anos de idade, e no menino, aos 12 anos. E esta pode ser a indicação de que eles estão deixando de ser crianças.

Aquela bolha de fervura – a bendita espinha – que nasce na pele, principalmente no rosto, dá as caras logo pela manhã, bem naquele dia em que o jovem principiante foi convidado para uma festa da turma do colégio.

Através do espelho, não gostou nada do que viu. E agora? O lindo rostinho que a mamãe tanto gosta (e neste caso não admite já ser um narcisista), agora vai danar a empipocar. De súbito, nasce a primeira incógnita: “E aí, véi? Vou parecer um monstro com todas estas espinhas bandidas no meu rosto? Ah! Nem...”

O jovem vai ter um ataque. Vai detestar e sentir horror por aquela bolha bem na ponta do seu nariz. A partir deste episódio da florescência magnífica da adolescência, vai querer desistir da festa, ou vai agir, apressadamente, desejando que a pasta de dente resolva até à noite este seu martírio, esta sua aversão por aquela inofensiva espinhazinha, sem saber que ela é o seu “passaporte para a juventude”, que irá viver durante os próximos seis, oito anos de sua vida feliz.

E, juntamente com esta primeira espinha, genericamente conhecida como “acne juvenil”, vêm logo as transformações pelas quais o corpo, daquele que era criança, já está passando. E o novo adolescente não faz ideia do quanto pediu, nesta hora, para deixar de ser considerado criança, e virar, rapidnho, gente grande...

Será mesmo que esta intrusa, a primeira espinha, aborrece de fato? Todo jovem diz que sim. Ela incomoda, além de doer. Não suportam aquele pontinho branco no rosto. Se eles comem muito chocolate, então elas aparecem aos bandos.

O jovem pode ter a certeza de que não será tão fácil se livrar delas. Durante toda a nossa vida, uma ou outra irá sempre aparecer.

Eu me lembro bem... A minha primeira “intrusa” apareceu no canto da boca, ao lado de meu sorriso. Contive minha ira, mas deixei de ir à festa de uma prima só para não me expor ao ridículo perante os convidados. A pasta dental não me ajudou em nada... Eu me achava feia demais. Dois dias depois, ela sumiu e eu acabei perdendo uma noite de diversão com a família.

Mas, se fossem só as espinhas para incomodar os jovens, além de tantos outros incômodos que irão surgir ao longo da adolescência, poderíamos considera-las até inofensivas demais, coitadinhas. Acontece que, logo após, virão também os cravos e as sardas... E aí, sim, a erupção vulcânica estará mais impetuosa do que nunca. Ardente, a infernizar os jovens principiantes.

Que seja bem-vinda a adolescência!

 

#######

 


 

 

 

SUMÁRIO


SUMÁRIO

 

Uma Erupção Vulcânica

A Juventude: Água Pura da Fonte

Desvendando o Perfil dos Jovens

Mudança e Transformação

Tudo Certo, Como Manda o Figurino

Um Certo Relaxamento

A Busca da Identidade

Depoimentos de Jovens Adolescentes – Tomo I

Comportamento

Namoro e Sexo

A Sexualidade dos Jovens

Eles Querem Liberdade

Uma Conversa Franca: De Adulto Para Adulto

Algumas Anotações do Diário de Uma Jovem Debutante

Coração de Estudante

Adolescente x Adolescente

A Idade das Contestações

Afinal, Quem São os Adolescentes?

Depoimentos de Jovens Adolescentes – Tomo II

E Agora, Adolescente?

 

PREFÁCIO


PREFÁCIO

Os jovens desta nova geração estão aborrecidos? Estão aborrecendo, ainda, os adultos?

O dicionário nos aponta o vocábulo adolescência: “Substantivo feminino. O período da vida humana que começa com a puberdade e se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se, aproximadamente, dos 12 aos 20 anos”.

A adolescência é uma fase transitória entre a infância e a idade adulta. E este é um período de nossas vidas bastante efêmero; passageiro. Considerando que leva um tempo de seis, oito anos, parece-nos que seja fugaz, de pequena duração.

E tanto ouvimos ainda falar, com mais efervescência nos anos 90: “Fulano, sicrana, está na fase da “aborrecência”... Isto logo vai passar... Mas, até lá, teremos de aguentar este “aborrecente”...

Eu passei a me preocupar mais com os jovens, quando comecei a escrever para o público infantil, justamente no início de 1995. Afinal, os baixinhos, para os quais me fiz uma “fazedora de histórias e de leitores”, e apresentando a eles o meu espetáculo “Giram Letras”, de incentivo à leitura prazerosa, estes, sim, a partir deste terceiro milênio, já são o público adolescente de nosso país.

Quando via seus rostinhos, anos atrás, imaginava como estariam anos depois. Pensava nos jovens que eles se tornariam, desejando que aproveitassem ao máximo uma juventude mais sadia e rica, agraciada por um futuro bem melhor e mais digno para ser vivenciado. E naquele tempo eu nem imaginava que eles se tornariam Net-Girls e Net-Boys... As garotas e os garotos da Net, bastante antenados com o fascínio da Web. Por isso, escrevi minha primeira obra para eles: “Os Net-Boys e o Gênio do Portal W3”, lançado em Dezembro de 2011 (Editora Baraúna). E a segunda, “4 Mentiras Deslavadas”, lançada, recentemente, em Abril de 2013 (Editora APED).

Por estas e outras razões, escrevo, agora, para os jovens desta minha época. Para esta juventude que vive o “aqui e agora”. E desejo que meus “leitores baixinhos” de hoje, possam ler, quando jovens, este livro, que dedico a esta mocidade, também aos pais desta galera e aos educadores desta gente bacana, que, com toda esta “aborrecência”, como dizem por aí, faz a gente feliz.

Pretendo que esta seja uma obra otimista para os leitores, porque temos de acreditar no encantamento dos adolescentes. A eles, o meu aplauso, através deste ensaio, onde exponho ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas de alguns, defendendo o meu ponto de vista, subjetivo, a respeito do tema “adolescência”!

                                                                                                                                                   A autora.

DEDICATÓRIA


DEDICATÓRIA

 

Com todo o meu respeito, “de boa”, para os jovens que são:

 

“Desligados, Estressados, Sem Noção, Vaidosos, Reclamões, Bonitões, Desajeitados,

Skatistas, Estudiosos, Diferentes, Apaixonados, Esportistas, Nerds, Jogadores, Medrosos, Amorosos,

Pokemons, Palhaços, Músicos, Fofoqueiros, Vegetais, Hiperativos, Bonitonas, Sonhadores, Esforçados, PotterHeads,

Copiadores, Bobos de Fundo, Matadores de Aula, Desenhistas, Desesperados, Pessimistas,

Otimistas, Engraçados, Corajosos, Cantores, Amigos, Inseparáveis...”

 

Porque estes, e outros mais, são jovens adoráveis, assim como o meu sobrinho-neto, Artur Alvim Alves Messano, o pré-adolescente mais bacana que eu conheço, a quem dedico, também, este livro.

Ele, quase sempre, está bem perto e me inspira!

FICHA CATALOGRÁFICA

                                                      Foto da capa do livro: Artur Alvim Alves Messano

               Projeto e revisão: Bebete Alvim
 
Alvim, Maria Bernadete Alvernaz

Livro: Adolescência x Aborrecência. Vai Encarar?

(Para jovens, pais e educadores)

Blog:

http://quemvaiencarar.blogspot.com.br/
 

Autora: BEBETE ALVIM

Ensaio: Literatura Juvenil ( a partir de 12 anos de idade) e Adulta.

Começo da publicação (semanal) dos capítulos no Blog: Maio de 2013

Todos os direitos autorais pertencem à autora.


CAPA