sexta-feira, 3 de maio de 2013

UMA ERUPÇÃO VULCÂNICA


UMA ERUPÇÃO VULCÂNICA

 

Normalmente, aparece na menina aos 11 anos de idade, e no menino, aos 12 anos. E esta pode ser a indicação de que eles estão deixando de ser crianças.

Aquela bolha de fervura – a bendita espinha – que nasce na pele, principalmente no rosto, dá as caras logo pela manhã, bem naquele dia em que o jovem principiante foi convidado para uma festa da turma do colégio.

Através do espelho, não gostou nada do que viu. E agora? O lindo rostinho que a mamãe tanto gosta (e neste caso não admite já ser um narcisista), agora vai danar a empipocar. De súbito, nasce a primeira incógnita: “E aí, véi? Vou parecer um monstro com todas estas espinhas bandidas no meu rosto? Ah! Nem...”

O jovem vai ter um ataque. Vai detestar e sentir horror por aquela bolha bem na ponta do seu nariz. A partir deste episódio da florescência magnífica da adolescência, vai querer desistir da festa, ou vai agir, apressadamente, desejando que a pasta de dente resolva até à noite este seu martírio, esta sua aversão por aquela inofensiva espinhazinha, sem saber que ela é o seu “passaporte para a juventude”, que irá viver durante os próximos seis, oito anos de sua vida feliz.

E, juntamente com esta primeira espinha, genericamente conhecida como “acne juvenil”, vêm logo as transformações pelas quais o corpo, daquele que era criança, já está passando. E o novo adolescente não faz ideia do quanto pediu, nesta hora, para deixar de ser considerado criança, e virar, rapidnho, gente grande...

Será mesmo que esta intrusa, a primeira espinha, aborrece de fato? Todo jovem diz que sim. Ela incomoda, além de doer. Não suportam aquele pontinho branco no rosto. Se eles comem muito chocolate, então elas aparecem aos bandos.

O jovem pode ter a certeza de que não será tão fácil se livrar delas. Durante toda a nossa vida, uma ou outra irá sempre aparecer.

Eu me lembro bem... A minha primeira “intrusa” apareceu no canto da boca, ao lado de meu sorriso. Contive minha ira, mas deixei de ir à festa de uma prima só para não me expor ao ridículo perante os convidados. A pasta dental não me ajudou em nada... Eu me achava feia demais. Dois dias depois, ela sumiu e eu acabei perdendo uma noite de diversão com a família.

Mas, se fossem só as espinhas para incomodar os jovens, além de tantos outros incômodos que irão surgir ao longo da adolescência, poderíamos considera-las até inofensivas demais, coitadinhas. Acontece que, logo após, virão também os cravos e as sardas... E aí, sim, a erupção vulcânica estará mais impetuosa do que nunca. Ardente, a infernizar os jovens principiantes.

Que seja bem-vinda a adolescência!

 

#######

 


 

 

 

6 comentários:

  1. Li tudo que consegui, e compartilhei. Depois me explica como será por semana. Aliás, já estou doidinha querendo chegar na fase dos vinte. Beijos, Bebete! Vai ser bacana! O capitulo das espinhas me lembrou quase um "século" de lutas, tanto na minha juventude, quanto na do meu filho. Foram anos de sofrimentos. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Não ficaram marcas físicas em nenhum dos dois, somente o trauma da minha mãe me levando para fazer "limpeza de pele", e eu deixando de sair de casa nos feriados, por nada!!!!!! A história do meu filhote foi mais tranquila para mim, porém para ele foi um horror! Ahhhhh, se todos os problemas fossem esses, né? Mas, à época, não sabemos ainda. Beijo, Bebete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado, Rosangela! Este seu comentário me deixou a certeza de que este Blog está no caminho certo. Acredita que eu já estou louca para publicar o vigésimo capítulo também? Mas, dentro de cinco meses, já que irei postar um capítulo a cada semana, na sexta-feira, ok? Acompanhe, sim, pois vem muito mais, se você leu já o Sumário: os temas dos capítulos estão bárbaros! Agradeço, também, por você ter compartilhado no Facebook. Meu grande abraço, minha querida!

      Excluir
  2. Oi Bebete,

    Gostei demais de tudo que voce escreveu e vou esperar com interesse a publicacao de cada capitulo novo. Parabens!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz em saber deste seu entusiasmo em relação ao Blog, Renata! Já sei que a cada sexta-feira você estará com o olhar aqui...
      Aguardando, depois, seus novos comentários a partir do segundo capítulo. Até lá...
      Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  3. Minha linda agora estou te seguindo.
    Se tiver pagina do livro no facebook vc me passa.
    Curte a pag do face se puder, se tiver desconsidera.
    Me linka aqui se puder...
    E ultima coisa...Seu Livro é DEMAIS !!!! hehehehe

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ei, amiga Silvana!
    Bom demais saber que já é uma seguidora e estará acompanhando os capítulos semanais, até o término do livro, em cinco meses...
    No FB não há Página dele, apenas o "mkt" que vou
    postando, ok?
    Agradeço, minha querida.
    Bjôs.

    ResponderExcluir