sexta-feira, 17 de maio de 2013

DESVENDANDO O PERFIL DOS JOVENS



DESVENDANDO O PERFIL DOS JOVENS

 

A criança, à medida que cresce, sabe bem como guardar a pureza de sua infância. Mas, quando adolescente, perde e se distancia de sua natureza; do ponto mais importante de sua meninice.

Os jovens são levados pelos apelos da sociedade. São massificados até por abusos de poder. Tudo isso os leva a se posicionarem perante à vida da maneira que lhes é mais agradável. Talvez, mais suportável. E, porque não, mais cômoda.

Há jovens que não são muito “família”, preferem os amigos, a turma do colégio, e com ela ficam bem mais à vontade. Conversam na mesma linguagem e seus ideais são quase os mesmos. Compartilham a sua mocidade da mesma maneira que compartilham seus segredos, suas aventuras e desventuras com grande prazer!

A cara desta nova geração tem mil facetas. E como as faces de uma pedra preciosa, lapidada, esta geração se esmera na aparência e no tipo de comportamento que leva. Dependendo de sua conduta, da postura que tem diante à vida, podemos tomar vários estilos como exemplo. Jovens que prezam a moral e os bons costumes e assumem suas diferenças com a maioria, que é do tipo “desencanado”, que veste calça jeans rasgada, camiseta e jaqueta surradas e ainda cultuam as tatuagens, muitas vezes, exageradas.

Alguns ainda levam os estudos a sério, e vivem por conta deles, mas, à noite, se sentem no direito de se divertirem nas baladas. Adoram um chope e bate-papo, e esquecem da hora de voltar para casa. Uns ligam, avisando onde estão, e outros, quanto menos os pais souberem de seu paradeiro tanto melhor!

Os jovens shoppinianos típicos sentem uma grande curtição, quando, em passeio com a turma, se divertem à sua maneira. Nos shoppings, eles encontram pessoas novas, e as vitrinas e todo o divertimento os fazem esquecer dos compromissos com as responsabilidades que já lhe são impostas em casa e na escola. E estas responsabilidades já pesam nas costas, muito mais que suas mochilas, abarrotadas de livros e deveres...

Indiferentes às consequências, há jovens que não amam tanto a vida e se entregam às drogas, assim como se fossem uma válvula de escape para tanto tipo de aborrecimento, que lhes parece um cavalo de batalha. E se enganam quanto a esta fórmula, que pensam ser mágica.

Mas, o barato mesmo para os jovens são as redes sociais... Nelas, estão em casa. São verdadeiros e curtem uns aos outros. Postam suas vontades, verdades e mentiras! São os “jovens de uma geração mutante, com dedos sempre inquietos em teclados e telas”, de acordo com o filósofo francês, Michel Serres, autor do livro “Polegarzinha”, lançado recentemente, onde afirma: “Estes jovens habitam o virtual, pois através do celular eles têm acesso a todas as pessoas, por GPS, a todos os lugares, e pela Internet, a todo saber.”

Realmente, o fato é que a Web, o “www” (World Wide Web / Rede de alcance mundial) é como se fosse um mantra para os jovens. Nela, também são capazes de tirar suas dúvidas e expectativas também em relação ao amor e às amizades.

Enfim, há jovens com perfis dos mais diversos. Cada um acha que está na sua. E se não está na dele está na dos outros, satisfeitos ou inconformados. Jovens que ainda não se situaram e buscam um caminho, o melhor que lhes parecer. Jovens que têm a cabeça no lugar, e outros, que são capazes de perderem-na por qualquer vacilo. Jovens indecisos. Jovens que já têm convicção daquilo que buscam. Jovens perdidos numa madrugada que custa a passar...

 

#######

2 comentários:

  1. Cara Bebete Alvim. Sem palavras, ou melhor, você as escreveu.
    Que nossos jovens sejam protegidos, às vezes, de si mesmos.
    É uma fase muito difícil, que você decifrou como poucos, e como nosso coração quer escutar e entender.
    Parabéns. Continuo seguindo...

    ResponderExcluir
  2. Agradeço, Rosângela, estas "suas palavras", que me emocionam e me fazem seguir em frente...
    Fico feliz em saber que você está "comigo" nessa...
    Pretendo, quando este livro for publicado, agradecer, um a um, os meus leitores que estão participando "fielmente". E você está no topo da lista!
    Beijos.

    ResponderExcluir