sábado, 14 de setembro de 2013

E AGORA ADOLESCENTE?


E AGORA ADOLESCENTE?

 

E agora adolescente?

Você é o motivo maior deste meu ensaio, que, durante alguns meses, tive você o tempo todo na minha cabeça, martelando até nas reticências dos meus pensamentos, enquanto, saborosamente, escrevia sobre você e para você!

Pesquisar e estudar seu comportamento me levou a seguir seus vestígios, como se eu participasse de uma maratona, visando sagrar o 1º lugar no pódio. Eu tencionava chegar lá... Com esforço e dedicação. De chegar a merecer a sua atenção através deste meu livro, porque a minha intenção estava totalmente voltada para a sua vida, para a sua adolescência, e eu não queria perder nenhum lance!

A minha intenção foi a de escrever um livro leve e solto, assim como caminha a juventude...

Investiguei, insisti e até vivenciei alguns momentos felizes, e de muita ajuda, ao lado de adolescentes que merecem o mérito deste meu trabalho, bem como os artigos de jornais e revistas, assinados por pessoas competentes no assunto, alguns sites da Internet, e ainda os livros, nos quais aprendi muito a respeito da adolescência. E as pessoas com quem conversei: familiares, amigos, parentes, pais de adolescentes e educadores. Todas estas pessoas, também, me deram a atenção necessária para que eu pudesse, através de suas considerações para com este meu propósito, conseguir ir além de minhas expectativas, acreditar mais e mais que eu estava no caminho certo...

A forte disposição com a qual eu escrevia cada capítulo, abordando os assuntos que julguei de grande importância para você, seus pais e educadores, me fez sentir uma defensora das ideias que lancei neste livro. Não são muitas, admito, mesmo porque há tanto ainda para se discutir, mas acredito que elas abrangem, de maneira geral, o enfoque que eu quis dar à sua questão, o meu ponto de vista em torno do assunto, melhor, da vida do adolescente.

Sei que você poderá me questionar. Não sou a dona da verdade, nem tive esta pretensão, e creio que a ninguém é dado este direito. Contudo, posso garantir que busquei o melhor para toda esta abordagem.

E agora adolescente?

Bandido (a) ou mocinho (a), você é sempre o alvo de homéricas discussões. E estas polêmicas estão dentro de casa, estão na TV, na Internet, nos livros e nas reportagens de jornais e revistas. Estão também aqui, neste livro que você está terminando de ler. Mas, antes que eu coloque o meu “até breve”, quero que saiba que eu torço, e muito, por você! Desejo que lhe aconteça, durante esta sua adorável adolescência, só coisas boas, para que tudo o que você julga que é o melhor para sua vida. Porém, não se esqueça de que você é responsável e tem uma vida inteira pela frente!

E agora adolescente?

Siga o seu caminho... E anote naquela sua agenda cheia de “hem-hem-hem” que a nossa vida é o bem mais precioso que podemos ter.

Vá cuidar da sua vida!!!

Até...

 

#######

Nenhum comentário:

Postar um comentário